27/05/2010

Umuarama agora tem Proinfo

No início de 2009 o município aderiu ao Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO, oferecido pelo governo federal. PROINFO é um programa educacional criado para promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informações e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino. O Governo Federal oferece os equipamentos e o município a infraestrutura das salas como: mobiliário, rede elétrica, ar condicionado, reformas e adequações necessárias. Neste primeiro momento o município fez a adesão de nove escolas , que estão recebendo neste mês seus laboratórios. As escolas são: · Escola Municipal Dr. Ângelo · Escola Municipal Dr. Germano · Escola Municipal Paulo Freire · Escola Municipal Analides · Escola Municipal Padre José · Escola Municipal Ouro Branco · Escola Municipal Tempo Integral · Escola Municipal Carlos Gomes · Escola Municipal Serra dos Dourados Cada laboratório é composto por: 1 (um) servidor multimídia, 8 (oito) microcomputadores, 17 (dezessete) terminais de acesso, 1 (uma) leitora de smartcard, 9 (nove) estabilizadores, 1 (uma) impressora e 1 (um) roteador wireless. Para que o município participasse do Programa criou-se o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal –NTM, homologado pelo MEC em setembro de 2009, sob a coordenação de Lucinéia Neves da Silva Santos –Coordenadora do Ensino a Distância e Informática na Educação. Este núcleo é responsável pela formação dos professores da rede municipal de ensino que irão trabalhar nos laboratórios. A primeira capacitação já está acontecendo no NTM, iniciando com o curso: Introdução á Educação Digital, com carga horária de 40 horas presenciais, 60 professores participam desta etapa e até o final de 2010 espera-se que todos os professores da rede tenham concluído a primeira fase. O curso tem como objetivo a inclusão digital dos profissionais da educação, buscando instrumentalizá-los para a utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados nos laboratórios, usando os equipamentos como ferramenta pedagógica. Em média o município investe em torno de 10.000 a 12.000 reais por laboratório.
Até julho a Secretaria de Educação fará a adesão das demais escolas do município.

Tags: NTM Proinfo